quinta-feira, 10 de setembro de 2009

LOBO GUARÁ




Nome científico: Crysocyon brachyurus.
Nome em inglês: "Maned Wolf".
Ordem:Carnívora.
Família:Canídea.
Habitat:Campos e Cerrados.
Distribuição geográfica:Centro-oeste do Brasil, Paraguai, Leste da Bolívia e Norte da Argentina.
Características:Mede até 1,45 m e pesa em torna de 23 quilogramas. Até os 3 meses tem pelo marrom-escuro quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda brancas. Após essa idade sua pelagem muda para castanho-avermelhado, pernas e dorso tornam-se pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada.
Gestação: 63 a 65 dias.
Número de filhotes:2 em média(Por gestação).
Alimentação:Pequenos mamíferos e aves, frutas.
Curiosidades:É tímido e arredio. Não ataca o homem somente rosna quando acuado.É o maior e considerado o mais belo canídeo brasileiro.
Fonte: www.rio.rj.gov.br

6 comentários:

  1. GOSTO DE PESQISAR A GENTE FICA MAIS ESPERTO! :D

    ResponderExcluir
  2. adorei me ajudou na pesquisa da escola do meu filho do 1 ano do ensino fundamental.obrigado.

    ResponderExcluir
  3. vai me ajudar no trabalho do colegio.

    ResponderExcluir
  4. Lobo-guará

    O lobo-guará é
    lindo.

    Um lobo-guará
    perambula
    pela mata.
    cara vermelha
    olhos fugidios
    sabe que é de noite
    mesmo assim
    encrava-se no
    escuro.
    Deixa marcas
    da sua urina
    em cada
    árvore
    ramo
    ou pedra
    e em cada
    caminho
    quer dizer
    este é
    meu território
    meu abrigo
    meu país.
    Quer também
    ser conhecido
    pelo odor
    quer ser
    ouvido.
    Este lobo
    é um poeta
    escreve
    versos
    com seu
    líquido.
    Quer ser lido
    decifrado
    quer ser
    reconhecido

    ResponderExcluir